Ethical Fashion Brazil

Materiais

Couro sintético, couro ecológico e couro vegetal

Encauchados

Encauchados, couro vegetal

O couro sintético é chamado por alguns de ecológico. Mas isso não é verdade. Estilistas como Stella McCartneypreferem o couro sintético por ele não agredir os animais. Mas, ops!, o couro sintético não agride os animais, é vero, mas agride a natureza do mesmo jeito, pois é feito à base de polímero, que vem do petróleo.

O verdadeiro couro ecológico, ou couro vegetal, é o que foi desenvolvido a partir da tecnologia social dos encauchados, muito famoso pela marcaTreetap, e já foi utilizado em coleções até da Louis Vuitton – mas anda um pouquinho fora de moda… As pessoas comentam que o couro ecológico, feito à base de borracha das seringueiras, é meio grudento – o que eu suponho que o processo de catalização/vulcanização natural da borracha ainda não tenha acontecido 100% antes da comercialização do tal couro.

Há outros couros que também são chamados de ecológicos, como o couro de tilápia.

É importante ficar atento a essas denominações porque tem sempre uma marca e um outro representante tentando “passar a conversa” na gente.

Já escrevi alguns posts sobre couro ecológico em meus velhos blogs. Vide:

  1. A verdade do couro vegetal e de Beatriz Saldanha
  2. Couro ecológico, couro de tilápia, fornecedores, técnica de curtimento
  3. Couro ecológico de tilápia – Patrícia Vieira
  4. Encauchados, aplicação de látex no tecido/caucho
  5. Ecobag com couro vegetal Le Lis Blanc e Cantão
  6. Couro vegetal, uma balela amazônica

Para saber mais, acesse:

Veja outro post neste blog:

Recommended

17 Comments

  • Os números de 2010 deste blog « Luciana Duarte _ Moda Ética 3 de janeiro de 2011 at 17:54

    [...] Couro sintético, couro ecológico e couro vegetal junho, 2010 3 [...]

  • Sylvio 9 de março de 2011 at 16:39

    O mercado está sedento de produtos naturais/orgânicos. Muito já ouvi falar do couro vegetal, mas não encontrei quase nada, e até no exterior é difícil encontrar. Tem várias marcas que utilizam em apenas determinadas linhas, então é preciso estar atento.

    Obrigado pelo post, deu pra ajudar a esclarecer o que é cada um.

  • Junior 3 de abril de 2011 at 13:47

    Olá Luciana! Gostei bastante das informações sobre o couro, mas pra ser sincero, achei bem mais instrutivo a parte de terminar um namoro de 4nos, terminar um trabalho, recomeçar a vida e se apaixonar novamente! acho que estou precisando mesmo é disso, e dane-se o couro ecológico!!! vc não quer se apaixonar por mim não??!!

  • lucianjung 3 de abril de 2011 at 23:52

    Olá Junior,

    somente na perspectiva de que sim, apaixonar-se pela vida é o mais importante, eu poderia concordar com o “dane-se o couro ecológico” ahaha Quanto a sua pergunta, entendo-a como um elogio; muito obrigada.
    Qualquer dúvida sobre moda sustentável, estou à disposição!
    Grande abraço

  • RIKSON MORAIS 2 de maio de 2011 at 2:25

    Olá luciana, há a possibilidade de diferenciar o couro ecologico e o couro não ecologico. Digo, na hora da compra de um movel,ex: um sofa. Aqui estou falando do, couro ecologico(preparado sem cromo), couro comum(preparado com cromo). Grato.

  • lucianjung 2 de maio de 2011 at 2:45

    Olá Rikson,

    acredito que somente um especialista químico, que trabalha em curtumes, possa distinguir, a olho nu, o couro com e sem cromo (que recebe o nome inapropriado de ecológico). Acho difícil que uma pessoa leiga (um vendedor de loja) possa fazer essa diferenciação com absoluta certeza, sem uma informação prévia do fabricante.
    A rigor, o couro sem cromo não é “ecológico”; o termo mais aceito é “cromo-free” (livre de cromo), e isso significa que somente uma das etapas de seu processo de curtimento é ecológica – não garante o processo inteiro.
    Se vc estiver procurando um couro verdadeiramente ecológico, que não agride o meio ambiente, eu sugiro o laminado vegetal, que e o látex da borracha sobre um tecido 100% algodão, conferindo um aspecto visual de couro.
    ;)
    Abss
    Luciana

  • Dri Trivelato 16 de junho de 2011 at 18:42

    Luciana,
    Vc saberia me indicar onde é possível comprar o couro ecológico? Estou desenvolvendo um projeto e preciso de uma amostra para fazer os protótipos..
    meu contato é alemdaconta@hotmail.com
    muito obrigada!!! e parabéns pelo Blog! Grande iniciativa!
    Abraços Adrianna

  • lucianjung 20 de junho de 2011 at 16:23

    Adrianna, te respondi por email. Indico a Ecológica e a Treetap. ;) Abss

  • Cau 10 de agosto de 2011 at 14:37

    Alguém sabe me dizer o que é a tal da “napa”? Pesquisei em varios lugares, mas cada site fala uma coisa… alguns dizem que é couro de ovelha, outros falam que é sintetico…
    Li tbm que para diferenciar o couro animal do sintetico, é só tirar um pedaço e tacar fogo. O couro sintetico derrete. Sera que é verdade essa informação?
    Obrigada

  • lucianjung 10 de agosto de 2011 at 17:59

    Olá Cau,
    a napa é couro bovino, fino, de boa qualidade – até onde eu sei, é isso. Em um video intitucional da Osklen, a designer especifica que napa é couro bovino.
    A informação quanto ao fogo procede, porque sendo o sintético constituido de polímero (=plástico), o mesmo irá derreter ao ser queimado. O couro normal, ao ser queimado, tem um cheiro de cabelo/pelo queimado. Outra forma de identificar é riscar com a unha sobre o couro (o falso poderá ficar marcado e poderá aparecer a camada interna de tecido) e cheirar o couro tb – mas essas não são regras definitivas.
    Abs
    Luciana

  • Marcos 6 de outubro de 2011 at 0:04

    Couro ecologico é o couro natural do gado.
    Status, qualidade, durabilidade, conforto, resistencia, flexibilidade, sem comparações.
    É ecologico pois não representa nada perante o valor da carne. Se cria e se mata vacas para comer!
    Querem soterrar no solo peles maravilhosas de animais bem cuidados que criamos para comer? Isso é ecologico?
    Preferem ficar usando plasticos descartaveis de baixo custo oriundos da china?
    Não comprem gato por lepre,! Não se deixem enganar pelos trades do comercio, sedentos por lucro a qualquer custo.
    Não podemos chamar um plastico de “couro ecologico”! É lei! Propaganda enganosa!

  • Edilaine 7 de outubro de 2011 at 20:12

    O problema do estado grudento, ou pegajoso do laminado ecológico para têxtil, se dá justamente pelo processo de vulcanização onde os elastómeros resvestem toda a camada têxtil superior tornando o 100% eimpermeável e não deixa o suor sair pelo processo de evaporação, o que acontece normalmente em um tecido e mesmo no couro animal, mas não acontece no sintético nem no laminado,a pessoa esta com frio coloca a jaqueta minutos depois transpira e o suor fica. Este é um assunto que tenho estuda na Europa porque ainda não existe processo para aprimoramento de tal.

  • Os números deste blog em 2011 « luciana duarte . moda ética 2 de janeiro de 2012 at 22:42

    [...] 2 Couro sintético, couro ecológico e couro vegetal [...]

Leave a Comment